Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o Portal UFABC
Página inicial > Direitos Humanos e Psicossocial > Projeto Redução de Danos
Início do conteúdo da página

Projeto Redução de Danos

Redução de Danos pode ser entendida como uma abordagem ao fenômeno das drogas que busca minimizar os danos sociais e à saúde relacionados ao uso de substâncias psicoativas. No Brasil, a Redução de Danos é uma política do Ministério da Saúde regulamentada pela Portaria nº 1.059/GM, de 4 de julho de 2005. 

As estratégias de Redução de Danos são pautadas no respeito aos usuários e na certeza de que sempre houve e sempre haverá quem busque alterar a percepção e a consciência por meio do consumo de alguma substância psicoativa. 

Dessa forma, considera-se que é preciso proteger usuários e comunidades dos problemas que o uso de qualquer substância pode provocar, evitando emitir julgamento acerca do tipo de substância ou da forma utilizada. 

A responsabilidade é buscada divulgando a todos e todas informações verdadeiras e sem intenção amedrontadora sobre o álcool e outras substancias psicoativas  e de como cada um pode lidar com o próprio uso ou apoiar outras pessoas que se colocam em risco. 

Sabemos através de dados estatísticos que o consumo excessivo de álcool é o maior problema de saúde pública no Brasil. Na Pesquisa Censo e Opinião de 2013 da UFABC, encontramos dado relevante: 9,61% dos pesquisados (estudantes da graduação) informaram que consomem bebidas alcoólicas de 2 a 3 vezes por semana. 

O Projeto de Redução de Danos na UFABC é coordenado por profissionais da Seção de Direitos Humanos e Psicossocial da PROAP e objetiva estabelecer estratégias de redução de danos relacionadas ao uso e abuso de álcool e outras substâncias psicoativas levando em conta as especificidades do contexto universitário, desenvolvendo  ações de redução de danos  a serem adotadas antes e durante festas e eventos similares. 

Estabelece-se um diálogo com os(as) organizadores e trabalhadores(as) de festas e eventos ocorridos  dentro ou fora do espaço da UFABC promovidos pela Universidade ou por entidades estudantis ou coletivos, e de classe.

 As ações de Redução de Danos são pautadas pela estratégia de educação por pares através da atuação de dois Monitores de Ações Afirmativas (estudantes de graduação) buscando o incentivo ao protagonismo e autonomia dos estudantes.

Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/rd.ufabc.1?fref=ts

Registrado em: Direitos Humanos e Psicossocial
Fim do conteúdo da página