Página inicial > Notícias > Outubro Rosa 2015

Outubro Rosa 2015

Publicado: Sexta, 02 Outubro 2015 12:13

Outubro Rosa 2015

A Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Saúde, através do Elo Mulher, grupo intersecretarial da Administração andreense, dá início, a partir do dia 1º de outubro, a um mês inteiro de atividades de conscientização da mulher sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa. O município aderiu à campanha mundial e apoia a causa, promovendo uma série de realizações que mesclam palestras informativas, exposições e oficinas culturais e socioeducativas para alertar sobre a importância da autoestima da mulher e os cuidados necessários em relação a esta doença que, anualmente, ceifa a vida de milhares de mulheres.

"Convidamos toda a população a participar das atividades e, especialmente, as mulheres a se conscientizarem e cuidarem mais e melhor de sua saúde", afirma a secretária de Políticas para as Mulheres de Santo André, Silmara Conchão.

A programação do Outubro Rosa em Santo André é resultado da ação e participação de várias secretarias do governo. Merecem destaque, o ato de inauguração da iluminação rosa do prédio do Executivo, no Paço Municipal, na terça-feira, dia 6 de outubro, às 19h30. Já na quinta-feira, 08 de outubro às 19h, haverá cerimônia de abertura da Exposição Semiótica dos Afetos, na Casa do Olhar. No dia 16 de outubro às 10h, uma audiência pública sobre câncer de mama será desenvolvida no Plenário da Câmara Municipal (de iniciativa da vereadora Bete Tonobon Siraque). No sábado dia 24 de outubro às 19h no Clube 1º de maio – salão social - peça teatral: Ou tu arrisca ou tu se toca – uma comédia para rir e se tocar. No domingo, 25 de outubro, às 09h, com concentração no Paço Municipal, as participantes farão a Caminhada de Combate ao Câncer de Mama, com destino ao Parque Celso Daniel. A agenda nas Unidades de Saúde para descentralizar as ações também é destaque neste mês (em anexo).

DADOS DO CÂNCER DE MAMA - Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, em 2015, são esperados em torno de 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, e a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, ficando atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.

No Brasil, a mamografia bienal para mulheres entre 50 e 69 anos e o exame clínico das mamas, anualmente, a partir dos 40 anos, são recomendados para a detecção precoce do câncer de mama em mulheres com risco padrão. Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama (com histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau), tanto o exame clínico da mama como a mamografia devem ser feitos todo ano, a partir de 35 anos.

Outubro Rosa é uma campanha mundial, que começou nos Estados Unidos na década de 1990, durante a primeira Corrida pela Cura de Nova York.  Depois disso, recebeu adesão de outros países e recebeu atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença.