Adaptação de Materiais
Alguns alunos com deficiência podem ter dificuldade de acesso à informações impressas, desenhadas no quadro ou mesmo ditas em sala de aula. Tais barreiras podem ser superadas utilizando alguns recursos ou serviços.
Biblioteca Digital Acessível
Para alunos com deficiência visual, baixa visão ou cegueira que utilizam software de leitura de textos digitais, há a necessidade de verificar se os materiais para leitura disponibilizados pelos professores estão acessíveis. Algumas apostilas disponibilizadas no formato do Microsoft Word (.doc) ou PDF editável não precisam de muitas adaptações, apenas descrição de imagens, quando necessário. Para livros e arquivos não editáveis, ou seja, arquivos que são “imagens de textos”, precisamos de um software de reconhecimento de caracteres (conhecidos como OCR - Optical Character Recognition) que reconhece e converte a “imagem” em caracteres editáveis que são reconhecidos pelos softwares de leitura. Depois de convertido, o texto pode ser lido, convertido em áudio e acessado pelo aluno. Nossos alunos com deficiência visual lêem os livros com os ouvidos ao invés dos olhos e terão acesso como os demais.
Nem todos sabem utilizar esta tecnologia, muitos estão aprendendo ou tem um conhecimento intermediário e há diversos softwares no mercado. Estes softwares variam muito entre si, há softwares com mais ou menos funcionalidades, mas todos reconhecem o formato eletrônico de caracteres salvos em .txt do qual disponibilizados através do projeto Biblioteca Digital Acessível.
A Biblioteca Digital Acessível é um projeto da Monitoria Inclusiva que oferece o serviço de digitalização das obras e disponibilização no formato digital aos alunos que utilizam os softwares de voz. Este é um processo trabalhoso que demanda atenção e vem sendo aprimorado a cada ano. Há algumas dificuldades, como por exemplo:
- Cópias digitais não editáveis disponibilizadas com baixa qualidade que podem ser convertidas com muitos erros de reconhecimento e necessitam de correção humana;
- Bibliografia utilizada diferente da ementa ou que são informadas em um curto período para conversão;
- Bibliografias não disponibilizada pela Biblioteca da UFABC ou que são de difícil acesso;
- Bibliografia com muitas imagens ou “fórmulas” específicas que demandam maior tempo;
Para solicitar adaptação de um texto, preencha o formulário de solicitação clicando aqui.
Outras adaptações
Existem adaptações que necessitam de materiais em relevo, como por exemplo: gráficos, mapas, organogramas, fluxogramas, fórmulas, dentre outros. As adaptações em relevo contribuem para o acesso e compreensão ao conteúdo da disciplina. Na UFABC adquirimos equipamentos e insumos para a produção em baixo custo destes materiais.
Gostaria de conhecer estes recursos? Marque uma visita no Núcleo de Acessibilidade da UFABC e conheça de perto.