Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > #FiqueEmCasa e Movimente-se! - 38º Boletim da Seção de Esporte e Lazer - 07/04/2021
Início do conteúdo da página

#FiqueEmCasa e Movimente-se! - 38º Boletim da Seção de Esporte e Lazer - 07/04/2021

Publicado: Terça, 06 Abril 2021 06:00
imagem sem descrição.

Expediente - Produção: Seção de Esporte e Lazer; Edição, Redação e Revisão: Felipe Capilla, Paula Rondinelli, Pedro Maneschy e Tatiana Borin; Editoração: Felipe Capilla; Coordenação: Pedro Maneschy

A prática de atividades físico-esportivas regulares de intensidade moderada traz benefícios para a saúde das pessoas promovendo uma melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, podendo induzir a uma elevação da resposta imunológica; além de propiciar o incremento da capacidade cognitiva e diminuir os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. A música ativa múltiplas ações e saberes da corporeidade humana nas expressões da dança e ritmos, que revelam toda uma história e aspectos biopsicossociais em seus movimentos. O acesso ao conhecimento sistematizado sobre os conteúdos culturais do esporte e do lazer proporciona aos sujeitos uma participação crítica e criativa no âmbito de suas atividades de busca de uma qualidade de vida ativa e sustentável.

Links:

Aplicativo de Atividade Física em situação de isolamento social - AFISapp (UFRN):

Facebook Sesc Santo André:

Instagram Sesc Santo André:

Youtube Sesc Santo André:

Descrição #ImagemAcessível:
 

Em um fundo verde, o cartaz tem o seguinte título centralizado escrito em branco: hashtag fique em casa. Ilustrando o título, 6 jovens estão desenhados. Da esquerda para a direita estão: uma moça branca usando vestido azul, usa uma prótese na perna direita e sugere o movimento de dança; um rapaz negro levantando pesos com os braços; outra moça, branca de cabelo longo, alongando sua perna; um rapaz cadeirante segurando uma bola de basquete; uma moça negra de maio vermelho segurando um bambolê e sugerindo dança artística e, por fim, outro rapaz levantando pesos com os braços. Uma linha amarela separa o título do resto do cartaz. Na lateral superior direita está a seguinte descrição: número 38, data de 07 de abril de 2021.

Completando o título "hashtag fique em casa", está escrito em branco "e movimente-se!". Abaixo do título está escrito em amarelo "Boletim da Seção de esporte e Lazer".

O conteúdo principal do cartaz está escrito em duas colunas, dentro de um retângulo amarelo, na primeira coluna inicia dizendo: “Dicas para curtir em casa”, são disponibilizadas 3 dicas, sendo elas um artigo, Aplicativo de exercício e Podcast. Ao lado tem um cartoon de um coração com um sinal de eletrocardiograma branco com um fundo vermelho.

Artigo: MENEZES, S.K.O. A pandemia por COVID-19 trouxe grandes repercussões no cotidiano da população mundial, devido à necessidade de quarentena, isolamento e distanciamento social. Essas medidas mudaram as opções de lazer e tiveram repercussões sobre a saúde mental das pessoas. O objetivo deste trabalho é analisar como saúde mental e lazer foram impactados durante a pandemia por COVID-19. Para isso foi realizada uma revisão de literatura em artigos produzidos durante o ano de 2020. Os resultados mostram que as mudanças devido à pandemia afetaram a saúde mental da população no Brasil e no mundo. Os impactos negativos podem se manifestar pelo aumento de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo. Para se adaptar à pandemia, as opções de lazer virtual foram as mais utilizadas nos estudos analisados. Conclui-se que a busca por estratégias que atenuem os impactos sobre a saúde mental e sobre o lazer são essenciais para lidar com a atual crise devido à pandemia.

Aplicativo de exercício em casa:

AFISAPP: Com o Aplicativo de Atividade Física e Isolamento Social, desenvolvido por pesquisadores da Universidade federal do Rio Grande do Norte, a partir das respostas de um breve questionário, você terá sugestões de atividades para realizar diariamente, bem como orientações nutricionais. O aplicativo está disponível, de forma gratuita, na App Store e Google Play.

Podcast: Olimpcast Episódio 13 - Helsinque 1952 Edição e apresentação Fernando Cesarotti.

Na segunda coluna temos as seguintes informações: Atividades SESC Santo André: Organização, metodologias e criatividade do Se Movimentar em tempo de reclusão: D Sesc convidou o Professor Fábio D'Angelo para uma fala direcionada aos educadores que neste momento tem seu espaço cerceado para as práticas de atividades físicas e sem a proximidade entre os envolvidos. Neste momento no mínimo diferente, é preciso se reinventar, relembrar atividades já em desuso, modificar metodologias e pedagogias para continuar a ser uma aula com sentido e significado para quem participa, seja o educador ou os alunos e família. 

Episódio 1: Princípios que regem a intervenção pedagógica no ensino do Se Movimentar 

Dia 07/04 - Quarta-feira: Ginástica Multifuncional 

Dia 12/04 - Segunda-feira: Programa SESC de Esportes 

Dia 14/04 - Quarta-feira: Práticas Corporais 

Dia 16/04 - Sexta-feira: Dia Mundial do Lazer A programação englobará os chamados conteúdos culturais do lazer, por meio das ações físico-esportivas, sociais, turísticas, intelectuais, artísticas, virtuais e manuais. Os participantes serão encorajados a promoverem ações que valorizem a cultura local e atividades que possibilitem a troca de experiências, além de estimular reflexões. As atividades online estarão vinculadas às hashtags #DiaMundialdoLazer, #LazerParaUmaVidaVelhor, #DíaMundialDelOcio, #OcioParaUnaVidaVejor, #WorldLeisureDay, #LeisureForABetterLife, #WLDay, #WLO e serão exibidas nas redes sociais do evento @worldleisureday, WLO e demais instituições participantes. 

Dia 19/04 - Segunda-feira: Ginástica Multifuncional

Abaixo, no canto inferior direito contém os logos do Instagram, Facebook e o arroba do SESC Santo André “@sescsantoandre” e um cartoon de pulmão com linhas brancas e fundo vermelho.

No fundo verde, em letras brancas está escrito “Realização”, informando que quem realizou foram a UFABC conjunta com a PROAP (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas), ao lado também escrito em branco “Apoio”, informando que teve o apoio das seguintes instituições: SESC, UFRN e Secretaria de Esportes de Lazer de Santo André.

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página