Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > #FiqueEmCasa e Movimente-se! - 49º Boletim da Seção de Esporte e Lazer - 20/09/2021
Início do conteúdo da página

#FiqueEmCasa e Movimente-se! - 49º Boletim da Seção de Esporte e Lazer - 20/09/2021

Publicado: Sábado, 18 Setembro 2021 06:00
imagem sem descrição.

Expediente - Produção: Seção de Esporte e Lazer; Edição, Redação e Revisão: Felipe Capilla, Paula Rondinelli, Pedro Maneschy e Tatiana Borin; Editoração: Felipe Capilla; Coordenação: Pedro Maneschy

A prática de atividades físico-esportivas regulares de intensidade moderada traz benefícios para a saúde das pessoas promovendo uma melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, podendo induzir a uma elevação da resposta imunológica; além de propiciar o incremento da capacidade cognitiva e diminuir os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. A música ativa múltiplas ações e saberes da corporeidade humana nas expressões da dança e ritmos, que revelam toda uma história e aspectos biopsicossociais em seus movimentos. O acesso ao conhecimento sistematizado sobre os conteúdos culturais do esporte e do lazer proporciona aos sujeitos uma participação crítica e criativa no âmbito de suas atividades de busca de uma qualidade de vida ativa e sustentável.

Links:

Facebook Sesc Santo André:

Instagram Sesc Santo André:

Youtube Sesc Santo André:

Descrição #ImagemAcessível:
 

Em um fundo verde, o cartaz tem o seguinte título centralizado escrito em branco: hashtag fique em casa. Ilustrando o título, 6 jovens estão desenhados. Da esquerda para a direita estão: uma moça branca usando vestido azul usa uma prótese na perna direita e sugere o movimento de dança; um rapaz negro levantando pesos com os braços; outra moça, branca de cabelo longo, alongando sua perna; um rapaz cadeirante segurando uma bola de basquete; uma moça negra de maio vermelho segurando um bambolê e sugerindo dança artística e, por fim, outro rapaz levantando pesos com os braços. Uma linha amarela separa o título do resto do cartaz. Na lateral superior direita está a seguinte descrição: número 49 20 de setembro de 2021.

Completando o título "hashtag fique em casa", está escrito em amarelo "e movimente-se!". Abaixo do título em letras branco está escrito "Boletim da Seção de esporte e Lazer".

No canto direito acima está o logo de aniversário de 15 anos da Ufabc, nas cores roxa, verde e amarela. No logo está escrito 15 anos Ufabc.

O conteúdo principal do cartaz está escrito em duas colunas, dentro de um retângulo amarelo, na primeira coluna inicia dizendo: “Dicas para curtir em casa”. Ao lado tem um cartoon de um coração com um sinal de eletrocardiograma branco com um fundo vermelho.

Artigo: A Interferência da atividade física durante a pandemia na qualidade de vida de mulheres com condromalácia patelar. SILVA, A.E.O; FERRONATO, P.A.M.; MUOTRI, R.; MARINHO, K.C.T.

Investigar os efeitos do distanciamento social na qualidade de vida de mulheres com condromalácia patelar antes e durante a pandemia de COVID-19. Em 2019, o mundo foi atingido pela descoberta do novo coronavírus, uma doença infecciosa e extremamente contagiosa. O isolamento social ocasionado pela pandemia pode ser responsável pelo aumento do sedentarismo, agravando o quadro clínico e a qualidade de vida de pacientes portadores da síndrome da dor patelofemoral. Foi aplicado o questionário de qualidade de vida SF-36 em 10 mulheres portadoras da síndrome patelofemoral, residentes na região Oeste de São Paulo, com idades entre 20 e 40 anos, praticantes de atividades físicas. A análise dos resultados obtidos mostra uma queda na pontuação de todas os domínios analisados no questionário no período durante a pandemia quando comparado ao período pré-pandemia. Conclui-se que com o isolamento social causado pela pandemia e a inatividade física, houve interferência negativa na qualidade de vida de mulheres portadoras de condromalácia patelar.

Artigo de opinião: 

  • Surdolimpíadas – por que os surdos não estavam nas Paralimpíadas? Carol Bastos e Maria Paula

Música para ouvir e dançar:

  • Sol de Primavera (Beto Guedes)

Na segunda coluna temos as seguintes informações:

Semana MOVE 2021:

A semana de 20 a 24 de setembro será especialmente movimentada para a UFABC, pois mais uma vez vamos acolher, numa parceria com o SESC Santo Andre, a Semana Latino-Americana de Esporte e Atividade Física - Semana MOVE – que é um momento em que as organizações, escolas, universidades clubes, ou pessoas motivadas organizam atividades de acesso livre para sua comunidade.

Trata-se de uma ação de incentivo ao esporte e a atividade física, com o objetivo de conscientizar pessoas e comunidades para os benefícios de uma vida ativa, saudável e sustentável. Assim, a grande força e singularidade da Semana MOVE é o empoderamento dos atores envolvidos nas ações, os quais dão visibilidade às organizações promotoras, motivam pessoas para adesão a esse movimento, além de estabelecer e/ou fortalecer relações institucionais com outras instituições envolvidas.

Participe das atividades que serão oferecidas de forma remota para toda a comunidade da UFABC!

  • Segunda-feira, dia 20/9, às 20h - Plantão de dúvidas, com Marcelo Ribeiro.
  • Terça-feira, dia 21/9, às 8h - Postura e coluna saudável, com Fabiana Veronesi.
  • Quarta-feira, dia 22/9, às 19h - Yoga, com Tereza Russeff.
  • Quinta-feira, dia 23/9, às 20h - Alongamento consciente, com Michele Omori.
  • Sexta-feira, dia 24/9, às 7h - Reeducação do Movimento, com Marcelo Ribeiro.

Atividades SESC Santo André

Dia 22/09 - Quarta-feira às 10h:

Atividades Físico-Esportivas

Dia 29/09 - Quarta-feira às 10h:

Atividades Físico-Esportivas

Abaixo, no canto inferior direito contém os logos do Instagram, Facebook e o arroba do SESC Santo André “@sescsantoandre” e um cartoon de pulmão com linhas brancas e fundo vermelho.

No fundo verde, em letras brancas está escrito “Realização”, informando que a equipe de elaboração do Boletim em conjunto com a PROAP (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas), ao lado também escrito em branco “Apoio”, informando que teve o apoio das seguintes instituições: SESC, UFRN e Secretaria de Esportes de Lazer de Santo André.

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página