Página inicial > Notícias > #FiqueEmCasa e Movimente-se! - 51º Boletim da Seção de Esporte e Lazer

#FiqueEmCasa e Movimente-se! - 51º Boletim da Seção de Esporte e Lazer

Publicado: Segunda, 18 Outubro 2021 06:00
imagem sem descrição.

Expediente - Produção: Seção de Esporte e Lazer; Edição, Redação e Revisão: Felipe Capilla, Paula Rondinelli, Pedro Maneschy e Tatiana Borin; Editoração: Felipe Capilla; Coordenação: Pedro Maneschy

A prática de atividades físico-esportivas regulares de intensidade moderada traz benefícios para a saúde das pessoas promovendo uma melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, podendo induzir a uma elevação da resposta imunológica; além de propiciar o incremento da capacidade cognitiva e diminuir os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. A música ativa múltiplas ações e saberes da corporeidade humana nas expressões da dança e ritmos, que revelam toda uma história e aspectos biopsicossociais em seus movimentos. O acesso ao conhecimento sistematizado sobre os conteúdos culturais do esporte e do lazer proporciona aos sujeitos uma participação crítica e criativa no âmbito de suas atividades de busca de uma qualidade de vida ativa e sustentável.

Links:

Aplicativo de Atividade Física em situação de isolamento social - AFISapp (UFRN):

Facebook Sesc Santo André:

Instagram Sesc Santo André:

Youtube Sesc Santo André:

Descrição #ImagemAcessível:

Em um fundo verde, o cartaz tem o seguinte título centralizado escrito em branco: hashtag fique em casa. Ilustrando o título, 6 jovens estão desenhados. Da esquerda para a direita estão: uma moça branca usando vestido azul usa uma prótese na perna direita e sugere o movimento de dança; um rapaz negro levantando pesos com os braços; outra moça, branca de cabelo longo, alongando sua perna; um rapaz cadeirante segurando uma bola de basquete; uma moça negra de maio vermelho segurando um bambolê e sugerindo dança artística e, por fim, outro rapaz levantando pesos com os braços. Uma linha amarela separa o título do resto do cartaz. Na lateral superior direita está a seguinte descrição: número 51 18 de outubro de 2021.

Completando o título "hashtag fique em casa", está escrito em amarelo "e movimente-se!". Abaixo do título em letras branco está escrito "Boletim da Seção de esporte e Lazer".

No canto direito acima está o logo de aniversário de 15 anos da Ufabc, nas cores roxa, verde e amarela. No logo está escrito 15 anos Ufabc.

O conteúdo principal do cartaz está escrito em duas colunas, dentro de um retângulo amarelo, na primeira coluna inicia dizendo: “Dicas para curtir em casa”. Ao lado tem um cartoon de um coração com um sinal de eletrocardiograma branco com um fundo vermelho.

Artigo: IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO LAZER E NO TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM HOME OFFICE. CONCEIÇÃO, Vagner Miranda.

A pandemia de COVID-19 trouxe novas formas de ser e estar, impactando no lazer e no trabalho do professor universitário em home office. Analisar os Impactos da pandemia de COVID-19 nessas dimensöes foi o foco dessa pesquisa. A coleta com 44 professores Vla Google Forms foi analisada via análise de conteúdo e estatística descritiva. Dados sobre perfil socioeconômico, tempo e demanda de trabalho, tempo de e satisfaçäo com o lazer, atividades de lazer antes e durante a pandemia, lazer que sente falta e lazer novo e importância e necessidade do lazer durante a pandemia revelam que, no contexto de pandemia, refletir sobre o lazer do professor, que foi limitado, transformado e suprimido pela rápida adaptaçäo ao trabalho remoto e pelo entrelaçar dos tempos de lazer e trabalho no ambiente doméstico, é urgente e necessário.

Na segunda coluna temos as seguintes informações:

Aplicativo de exercício em casa:

AFISAPP: Com o Aplicativo de Atividade Física e Isolamento Social, desenvolvido por pesquisadores da UFRN, a partir das respostas de um breve questionário, você terá sugestões de atividades para realizar diariamente, bem como orientações nutricionais. O app está disponível, de forma gratuita, na App Store e Google Play.

Vídeo: Dicas para se movimentar em casa:

• Reflexologia - Prof. Marcos Abílio
  • Org. Secretaria de Esportes e Lazer da PMSBC

Podcast:

Olimpcast Ep. 28 - Jogos Olímpicos de Atlanta 1996

Música para ouvir e dançar:

• Alma Carioca, Cristo Redentor (Moacyr Luz). Homenagem aos 90 anos do Cristo Redentor.

Atividades SESC Santo André

Dia 20/10 - Quarta-feira às 10h:

Atividades Físico-Esportivas

Dia 27/10 - Quarta-feira às 10h:

Atividades Físico-Esportivas

Abaixo, no canto inferior direito contém os logos do Instagram, Facebook e o arroba do SESC Santo André “@sescsantoandre” e um cartoon de pulmão com linhas brancas e fundo vermelho.

No fundo verde, em letras brancas está escrito “Realização”, informando que a equipe de elaboração do Boletim em conjunto com a PROAP (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas), ao lado também escrito em branco “Apoio”, informando que teve o apoio das seguintes instituições: SESC, UFRN e Secretaria de Esportes de Lazer de Santo André.