Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o Portal UFABC
Início do conteúdo da página

Biblioteca Acessível

O que é o projeto?

É uma iniciativa de tornar acessível os livros, textos e apostila aos alunos cegos, com deficiência visual ou baixa visão.

Qual a necessidade destas atividades?

Muitos alunos com deficiência visual, cegueira ou baixa visão utilizam softwares de voz para leitura da bibliografia dos cursos oferecidos pela universidade. Este software de voz, transforma caracteres em áudio, mas para que os livros impressos em tinta sejam lidos, eles devem estar em formato digital. Ao escanear um livro, temos uma imagem, da qual utilizamos um softwares de reconhecimento óptico de caráteres - OCR (Optical Character Recognition) para a conversão no formato digital, ou seja, cada letra é um caractere a ser lido pelo programa. No projeto, os Monitores Inclusivos (1) digitalizam quando necessário, (2) convertem em caracteres com o Softwares OCR, (3) revisam e ajustam o texto e (4) disponibilizam nos formatos de TXT e PDF para que o aluno possa ler/ouvir.

E apenas digitalizar já torna o material acessível?

Sim. No formato digital, o aluno poderá utilizar o software de voz de acordo com suas necessidades. Há softwares que apenas transformam em áudio, ou ainda outros que transformam em braile ou ampliam com contraste. Veja as tecnologias disponíveis na UFABC aqui.

O Projeto não tem problema com os direitos autorais das obras digitalizadas?

Não. O Brasil é signatários do Tratado de Marraqueche. Tal acordo permite a reprodução e a distribuição de obras, livros e textos em formato acessível a pessoas com deficiência visual, como o Braille, sem necessidade de requisitar autorização ao titular dos direitos autorais. Para mais informações sobre o tratado, clique aqui.

Qualquer aluno pode solicitar a adaptação de um livro?

Não. Desde 2014, o projeto visa digitalizar a bibliografia utiliza em todos os seus cursos. Demos início a digitalização e conversão das obras descritas nas bibliografias das disciplinas comuns aos Bacharelados Interdisciplinares. Mas como já temos alunos que necessitam destes serviços para o bom andamento das disciplinas que estão cursando, são dadas preferências as tais obras. Os alunos que necessitam destes materiais devem entrar em contato com o núcleo de acessibilidade, pois dependendo da necessidade, temos outras alternativas que podem surtir melhor resultado.


 Acesse abaixo as obras disponíveis: 

Autor   Livro Disponibilidade      
Russey Edward Primórdios da Filosofia Grega Capítulo, pag 139-181 TXT PDF DOC

 

Registrado em: Acessibilidade
Fim do conteúdo da página