Página inicial > Psicossocial > A Seção Psicossocial

Quem Somos

A missão da Seção Psicossocial é a articulação da atividade de atendimento psicossocial à estratégia mais abrangente de desenvolvimento de uma cultura de tolerância e respeito a direitos e à diversidade, tanto no sentido de subsidiar a reflexão a respeito de situações de propagação de atitudes violentas nos espaços da comunidade universitária, como no de fortalecer as ações desenvolvidas pela PROAP e pelo conjunto da Universidade nesse âmbito.

Dessa forma, a Seção Psicossocial tem o compromisso de contribuir com a construção de um ambiente universitário inclusivo atuando no âmbito das políticas afirmativas e de oferecer apoio à comunidade universitária quanto ao sofrimento psicossocial vivenciado.

Para tanto se utiliza de estratégias individuais e coletivas para possibilitar e/ou melhorar a permanência material, mas também “simbólica” na universidade, em especial de estudantes que apresentam vulnerabilidades individuais, sociais e/ou institucionais.

Adicionalmente propõe-se uma abordagem de acolhimento e atendimento à comunidade universitária, especialmente no que diz respeito aos estudantes, que busca criar e aprofundar vínculos e permitir que questões coletivas possam ter reverberação nas instâncias universitárias.

Ao mesmo tempo o atendimento psicossocial objetiva que situações individuais possam ser identificadas e encaminhadas a serviços internos ou externos de atendimento nas áreas da saúde, educação, assistência social, jurídica e outras, potencializando os recursos existentes.

Registrado em: Psicossocial