Página inicial > Notícias > Reajuste contratual programado do Restaurante Universitário - 2023

Reajuste contratual programado do Restaurante Universitário - 2023

Publicado: Quinta, 10 Agosto 2023 11:15

Estimada comunidade universitária,
Comunicamos que, a partir de 1º de setembro de 2023, o serviço de Restaurante Universitário (RU) passará por revisão anual no valor das refeições ofertadas, com acréscimo de 3,94% no valor da refeição. A definição dos novos valores segue o critério contratual de reajuste baseado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA (tabela abaixo).
O reequilíbrio nos valores estava programado para ocorrer em junho deste ano (quando o contrato da UFABC com a empresa Real Food completou o ciclo de um ano na vigência).
Nas últimas semanas, visando reduzir impactos do reajuste, evitar mudanças de valores do RU durante o período de aulas do segundo quadrimestre e no sentido de viabilizar mais condições para organização financeira das pessoas, sobretudo das e dos estudantes, a Universidade, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP), negociou com a empresa e conseguiu manter os valores sem alteração até o final deste mês de agosto.
Na tabela abaixo é possível verificar como ficam os valores do RU a partir de 1º de setembro de 2023:
Reajuste contratual programado no valor do RU-UFABC
(Critério contratual estabelecido para reajuste: Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA)
Usuários Valor atual da refeição (até 31 de agosto de 2023) Valores a partir de 1º de setembro de 2023
Valor do acréscimo (3,94%) Valor final da refeição
Estudantes da graduação e
pós-graduação

(este público paga 40% do valor integral. UFABC custeia 60% do valor total)
R$ 5,95 R$0,24 R$ 6,19
Servidores, pesquisadores externos, trabalhadores terceirizados e visitantes
(este público paga valor integral)
R$ 14,88 R$0,59 R$ 15,47
Crianças entre 2 (dois) e
10 (dez) anos

(este público paga 50% do valor integral)
R$ 7,44 R$0,29 R$ 7,73
Planeje-se e fique atento aos créditos do RU
Diante da alteração nos valores do Restaurante Universitário, que entra em vigor a partir de setembro de 2023, a PROAP recomenda a todas e todos usuários deste serviço que se planejem com atenção, especialmente no que se refere ao carregamento e utilização de créditos para pagamento das refeições.
Vale lembrar que os créditos vigentes na carteirinha são contabilizados em valores financeiros (R$) e não por quantidade unitária de refeições. Assim, à medida que são realizadas as refeições, os valores (em R$) são debitados da conta do/a usuário/a. A partir de setembro, os créditos serão debitados considerando os valores reajustados de cada refeição.
Auxílio Alimentação
Tendo a inclusão como um dos seus pilares, a UFABC dispõe de programas de apoio para estudantes em condições de vulnerabilidade social e econômica. Uma das modalidades, é o Auxílio-Alimentação, destinado à segurança alimentar e nutricional destas e destes estudantes, por meio da disponibilidade de oferta mensal de 15 a 40 refeições gratuitas no Restaurante Universitário (RU).
Para saber mais sobre os apoios oferecidos por meio de auxílios e bolsas socioeconômicas, entre em contato com a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas (ProAP UFABC).
Agradecemos a compreensão de todas e todos e seguimos à disposição para esclarecimentos de quaisquer dúvidas sobre este e outros assuntos vinculados à atuação da PROAP.
Cordialmente,
Logo ProAP Novo Vazio total Site1ufabc mini