Página inicial > Notícias > Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos

Publicado: Terça, 19 Outubro 2021 11:33

pacto direitos humanos 1

O “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos” tem como objetivo o aprofundamento da educação em direitos humanos nas Instituições de Educação Superior (IES).

Ele foi criado a partir de uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação e da Justiça e Cidadania.

Os Direitos Humanos dizem respeito a um conjunto de direitos internacionalmente reconhecidos, como os direitos civis, políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais, sejam individuais ou coletivos, que se referem à necessidade da igualdade de direitos, defesa da dignidade humana, reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.

Esses direitos estão também em consonância com os objetivos constitucionais, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do pleno desenvolvimento da pessoa e preparo para o exercício da cidadania.

No ano de 2017 a UFABC aderiu ao Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, e no sentido de pôr em prática a difusão desses valores, está promovendo uma “Chamada pública de inscrições de interessadas(os) para compor o Comitê Gestor do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos”.

O comitê será constituído por gestores, professores, funcionários e estudantes, e vai elaborar um Plano de Trabalho, sinalizando as ações de promoção de direitos já desenvolvidas e/ou em andamento ou a serem implementadas, categorizadas a partir dos eixos do Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Convivência. Ele também acompanhará o desenvolvimento do Plano de Trabalho.

Você gostaria de fazer parte desse projeto?

Sim!

Então leia o edital com atenção e se candidate via o formulário abaixo.

Fonte: Documento Orientador, Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA.

Não esqueça o prazo para inscrições, de 20 a 26 de outubro de 2021.

Leia o Edital publicado no Boletim de Serviço da UFABC, pág. 08

Formulário de inscrição (ativo a partir de 20/10/21):

Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas por meio do e-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

#DescriçãoImagemAcessível: Banner retangular fundo com manchas de tinta em degradê de verde e azul; sobre ele logotipo do “Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos”, um retângulo com círculo alinhado à direita que simula um rosto dividido em quatro quadrantes cada um de uma cor, sobre eles olhos, nariz e boca; o círculo/rosto tem traços feitos a tinta no seu entorno. Canto superior direito logotipo UFABC, canto superior esquerdo logotipo ProAP.

.