Página inicial > Notícias > 100 Anos Paulo Freire

100 Anos Paulo Freire

Publicado: Terça, 10 Agosto 2021 17:51

100 anos paulo freire 1

Neste ano, Paulo Freire, patrono da educação brasileira, um dos maiores intelectuais que o Brasil já produziu, completaria 100 anos.

Em comemoração a essa data, lembramos da experiência de Angicos, e da luta contra o analfabetismo no Brasil.

No ano de 1963, na cidade de Angicos, região central do Estado do Rio Grande do Norte, Paulo Freire liderou o grupo de educadores que alfabetizou cerca de 300 trabalhadores, em 40 horas.

Mas essa experiência não significou apenas a construção de um método educacional pioneiro, inovador, e muito eficiente, o “Método Paulo Freire”. Essa experiência relacionava a alfabetização de adultos ao desenvolvimento social e econômico do Brasil, e via a educação como caminho para a cidadania plena de todos os brasileiros.

É importante lembrar, que até o ano de 1985, com a Emenda Constitucional nº 25 à Constituição de 1967, os analfabetos não tinham o direito de votar, vivendo à margem do processo político no país.

Assim, saber ler e escrever era a chave para a autonomia e para a participação política.

Paulo Freire, deu aos trabalhadores de Angicos, e a muitos outros que vieram depois, a oportunidade de ler o mundo a partir do seu lugar. Respeitando a cultura popular, as tradições e os saberes partilhados, Paulo Freire mostrou aos trabalhadores e cidadãos, integrantes do povo brasileiro, que o universo das letras e do conhecimento também pertencia a eles.

Segundo a descrição de Maria Eneide, uma das testemunhas do grande acontecimento de Angicos, entrevistada no documentário “40 Horas na Memória”, produzido pela TV Ufersa (da Universidade Federal Rural do Semi-Árido), Paulo Freire era:

“Ele era magro, eu achava ele uma figura assim, um pouco abatida. Mas tinha muita energia na fala. Ele falava assim: que era importante a gente conhecer nossos direitos, nossos deveres.

Eu me lembro que minha mãe fez uma carta e botou: ‘Eu agora não sou massa, sou povo!’

Isso foi fruto do que ela aprendeu lá, não é.”

Comemorando a vida e as realizações de Paulo Freire, no ano em que ele completaria 100 anos, convidamos todas, todes e todos, a assistir o documentário “40 Horas na Memória” que traz depoimentos dos alunos da experiência de 1963, em Angicos. O documentário foi produzido pela TV Ufersa (da Universidade Federal Rural do Semi-Árido),  instituição pública de ensino superior, que assim como a UFABC, carrega na sua origem e razão de ser, a semente de Paulo Freire, de levar educação e cidadania ao POVO BRASILEIRO.

Assista ao Documentário:

design sem nome

Fontes: http://angicos50anos.paulofreire.org/a-experiencia/ , site do Instituto Paulo Freire; https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Novembro/constituicao-de-1985-garantiu-o-direito-ao-voto-aos-eleitores-analfabetos , site do Tribunal Superior Eleitoral; e TV Ufersa, https://www.youtube.com/channel/UC3aVc-c6Apico5lvkVluBBw