Bem Viver Comunitário
O Eixo Bem-Viver
A equipe multiprofissional do Eixo Bem Viver Comunitário se dedica a contribuir para o fortalecimento de uma cultura universitária humanista, não violenta e voltada ao reconhecimento, respeito e à valorização das diversidades.
Para isso, propõe-se a contribuir com estudos e levantamentos de informações que instruam o desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados à promoção do bem viver, com foco na diversidade e no enfrentamento de violências e opressões - como o racismo, a homo/transfobia, o capacitismo, a aporofobia, o etarismo, o assédio moral e por gênero, origem, religião, posicionamento político-ideológico entre outras - considerando as vulnerabilidades individuais, sociais e institucionais existentes no ambiente universitário.
A equipe também objetiva contribuir com o sentimento de “fazer parte”. Com esse propósito, uma das frentes de atuação da equipe é a defesa e o apoio à criação e ampliação de ambientes acolhedores na universidade, que favoreçam a formação de vínculos entre indivíduos e grupos que compõem a UFABC, valorizando e acolhendo as diferentes formas de viver a(na) universidade, favorecendo à integração, à inclusão e ao fortalecimento do sentimento de pertencimento entre a comunidade universitária.
Outra frente de atuação é o fomento de espaços participativos e permanentes de discussão sobre questões institucionais que afetam o bem viver comunitário, a partir de uma concepção de educação emancipadora. Com estes espaços, busca-se o diálogo e a reflexão crítica sobre os problemas vivenciados na Universidade, com vistas à construção coletiva de soluções, apoiando o pleno exercício de direitos e enfrentamento de preconceitos, violências e opressões, e contribuindo, assim, com a permanência de grupos vulnerabilizados.
Para o desenvolvimento das ações, a equipe estabelece parcerias internas (outros setores da UFABC, entidades e coletivos estudantis, entidades classistas, etc) e/ou externas, quando necessário.