Página inicial > Notícias > 21 de setembro - Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência

21 de setembro - Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado: Segunda, 21 Setembro 2020 10:55

banner 21 de setembro dia nacional de luta dos direitos da pessoa com deficincia 3

Ao se escrever um texto sobre uma data específica (no nosso caso, o dia de hoje, 21 de setembro), geralmente começamos com um breve histórico sobre sua importância. Entretanto, atrevo-me a fazer diferente, não desmerecendo sua mensagem, tão necessária nesses tempos difíceis.

21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data em que iniciamos uma novo quadrimestre, data em que os ingressantes de 2020 enfim darão início à sua trajetória acadêmica.

21 de setembro é dia das pessoas que, com tantas lutas e muito esforço,chegaram à universidade - uma universidade pública, que na sua essência prega e propaga as políticas afirmativas - acesso e permanência para todos e todas.

21 de setembro é dia de fazermos um exercício, mesmo em tempos de pandemia e isolamento social. Qual minha contribuição para a sociedade? Que tipo de universidade estou ajudando a construir?

21 de setembro pode ser o dia em que podemos aprender coisas novas: aquele assento reservado, aquela vaga demarcada, aquela letra diferente no texto, uma luz, legenda…. se ela está ali, naquele lugar, tem um motivo e um propósito.

Num mundo onde ainda precisamos falar de desenho universal o tempo todo, onde ainda se diz “portadores de deficiência”, “pessoas especiais”,ainda precisamos de um 21 de setembro. Um dia que nos traga uma certa inquietação, uma vontade ser melhor nas pequenas coisas, de promover uma cultura de paz e de respeito.

21 de setembro - Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência. É Direito delas,é dever de cada um de nós.

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da notícia vê-se um retângulo branco, cuja base consiste em um formato triangular para baixo, dentro dele vemos a logomarca da UFABC, no canto superior esquerdo, constituída por um círculo verde com dois traços amarelos na base inferior esquerda, centralizados sobre dois círculos verdes, dos quais o que se encontra à direita possui uma pequena abertura no canto superior direito, abaixo está escrito UFABC na cor verde. No canto superior direito vemos um retângulo cuja ponta do seu canto inferior esquerdo possui uma inclinação reta. Dentro dele vemos a logomarca da ProAP, que consiste no nome da ProAP, nos dizeres “Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas” e “Universidade Federal do ABC”, acompanhados de um traço amarelos que surge por trás dos dizeres, terminando em um círculo de cor amarela, que contém em seu interior uma ciranda de pessoas representadas por traços em círculos na cor verde. Sob um fundo em tons de azul vemos, à esquerda, um círculo também azul. Em seu interior, vemos quatro figuras de pessoas com diferentes deficiências: na frente um rapaz se comunica em linguagem de sinais, atrás dele vemos uma moça que corre, com uma perna mecânica, um pouco mais atrás vemos um rapaz cadeirante jogando basquetebol, e mais ao fundo vemos uma mulher cega, que caminha com uma bengala. À direita se lê "21 de setembro" e "Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência".