Página inicial > Notícias > Acessibilidade no Ensino Remoto

Acessibilidade no Ensino Remoto

Publicado: Quarta, 05 Mai 2021 23:56

acessibiloidade ens remoto01

Em 27 de abril, como parte das celebrações dos 15 anos da UFABC, o Núcleo de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas promoveu uma Mesa Temática intitulada “Acessibilidade na Educação Superior - desafios e experiências do ensino remoto”. A mesa contou com a participação da estudante da Universidade Federal do ABC Iasmim Camacho, que atuou por dois anos no Programa de Monitoria Inclusiva do Núcleo de Acessibilidade, além da professora Sandra Regina Leite de Campos, da Universidade Federal de São Paulo e da intérprete de LIBRAS Adriana Maria Ariolli, técnica-administrativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também participaram do evento a mediadora Clarissa De Franco, psicóloga da PROAP e a equipe de tradutores e intérpretes de LIBRAS, composta pelos servidores Rogério Timóteo e Yuri Cristina.

O evento teve objetivos trazer para a comunidade a experiência de outras instituições de ensino superior, de modo que possamos constituir uma rede de interlocuções na temática da acessibilidade, bem como debater os desafios da promoção de materiais e aulas acessíveis no contexto de ensino remoto.

O relato de Iasmim contribuiu com as discussões a respeito do tipo de universidade que queremos construir - sua fala enquanto monitora inclusiva - apontou para uma série de situações que os estudantes com deficiência estão enfrentando. Já Sandra trouxe a experiência da Unifesp, que recentemente inaugurou o seu portal de acessibilidade e vem de iniciativas bastante recentes nas transformações da cultura universitária. Adriana, por sua vez, falou a respeito das barreiras na promoção de acessibilidade, dando especial ênfase às barreiras atitudinais.

Foi também destacado o protagonismo da UFABC na perspectiva de reserva de vagas para pessoas com deficiência antes que a legislação exigisse, além do Programa de Monitoria Inclusiva, em que atuam estudantes bolsistas com foco na promoção direta de ações de acessibilidade.

A mesa temática é uma iniciativa que deve se somar a outros debates que o Núcleo de Acessibilidade tem como meta promover na universidade. Ainda neste ano de 2021, outras atividades de formação estão previstas no calendário do Núcleo. Se você não teve oportunidade de conferir no dia da apresentação, este conteúdo está disponível no canal oficial da UFABC no YouTube. Convidamos todas as pessoas a participarem da construção de uma UFABC acessível.

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da página vemos a tela da transmissão do evento, sob um fundo lilás, onde se vê o selo de 15 anos da UFABC, vemos as cinco telas onde estão os participantes do eventos, cada um transmistindo de sua residência, da esquerda para a direita, de cima para baixo: a professora Sandra Regina Leite de Campos, da Universidade Federal de São Paulo, a mediadora Clarissa De Franco, psicóloga da PROAP, a intérprete de LIBRAS Adriana Maria Ariolli, técnica-administrativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o servidor Rogério Timóteo, intérprete de LIBRAS da UFABC, e a estudante da Universidade Federal do ABC Iasmim Camacho.