Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Processo Seletivo para Estágio Remunerado - Venha fazer parte da Equipe da ProAP!
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo para Estágio Remunerado - Venha fazer parte da Equipe da ProAP!

Publicado: Terça, 30 Março 2021 20:46

Caso você não consiga visualizar as imagens desta página, acesse a versão adaptada clicando aqui.

 processo seletivo estagio proap

 

Processo Seletivo para Estágio Remunerado

Venha fazer parte da Equipe da ProAP

Você já tá sabendo que estão abertas inscrições do Processo Seletivo para Estágio Remunerado (não obrigatório) de Nível Superior na Universidade Federal do ABC?

 

O Edital SUGEPE nº 31/2021, de 15 de março de 2021, está ofertando 4 (quatro) vagas para estágio remunerado (não obrigatório) de nível superior, e 2 (duas) delas são para fazer parte da equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (ProAP), olha que bacana!

 

As oportunidades para trabalhar na ProAP são as opções E2 e E3 para trabalhar na Seção Administrativa e no Núcleo de Acessibilidade, respectivamente.

 

Clique aqui para ler o Edital SUGEPE nº 31/2021

Quais os requisitos para que eu possa me inscrever nas vagas para estágio na ProAP?

Bom, pra participar do processo seletivo, nos termos do Edital SUGEPE nº 31/2021, você deve ser estudante de algum dos cursos elegíveis para concorrer à cada uma das vagas e, além disso:

  • Dispor de computador com acesso à internet;
  • Ter matrícula e frequência regular em um dos cursos elegíveis para o estágio pretendido, conforme item 2.1;
  • Ter previsão de conclusão do curso igual ou posterior ao término da duração do estágio, conforme item 2.1.3;
  • Ter disponibilidade de horário para cumprir o plano de atividades sem prejuízo do horário escolar, conforme item 2.1 e Anexo I;
  • Não estar vinculado a outro Programa de Estágio Remunerado;
  • Não estar cumprindo nenhuma penalidade oriunda de processo ético/disciplinar; e
  • Não ter cumprido, vinculado ao curso atual, estágio na UFABC em prazo que somado à duração estimada do objeto deste Processo Seletivo exceda 2 (dois anos), com exceção de estudante com deficiência.

No caso das vagas destinadas a trabalhar na ProAP, você precisa estar cursando algum dos seguintes cursos:

  • Para trabalhar no Núcleo de Acessibilidade/ProAP: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades; Bacharelado em Políticas Públicas; Bacharelado em Administração; Bacharelado em Administração Pública; Bacharelado em Engenharia de Gestão;
  • Para trabalhar na Seção Administrativa/ProAP: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades; Bacharelado em Políticas Públicas; Bacharelado em Administração; Bacharelado em Administração Pública; Bacharelado em Engenharia de Gestão;

Qual a carga horária de trabalho e quais são os horários?

A carga horária para as vagas de estágio remunerado na ProAP são de 6 (seis) horas por dia, num total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana, nos seguintes horários:

  • Núcleo de Acessibilidade/ProAP: 12h30min às 15h30min / 15h45min às 18h45min;
  • Seção Administrativa/ProAP: 13h às 15h30min / 15h45min às 19h15min.

Se eu for selecionada(o) para alguma das vagas para trabalhar na ProAP, qual vai ser o meu trabalho?

Se você for selecionada(o) para fazer seu estágio remunerado na ProAP, você desenvolverá as atividades descritas no plano de atividades, que consta no Anexo I do Edital SUGEPE nº 31/2021.

Dá uma olhada no Plano de Atividades e no Aprendizado esperado de cada uma das vagas:

Qual o valor da bolsa-estágio mensal?

O estágio será realizado inicialmente no Campus Santo André da UFABC, com a concessão de uma bolsa-estágio mensal de R$ 1.125,69, referente à 30h semanais para aquelas ou aqueles que forem selecionadas(os) para as vagas de estágio na ProAP.

A(o) estagiária(o) será incluída(o) em uma Apólice de Seguro contra Acidentes Pessoais

A(o) estagiária(o) não faz jus a outros benefícios, tais como auxílio-alimentação, auxílio-saúde, conforme disposto na legislação vigente.

ATENÇÃO: Conforme Instrução Normativa nº 19/2020 do Ministério da Economia, o plano de atividades do estágio será cumprido de forma remota enquanto vigorar a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais da UFABC em decorrência do estado de emergência do coronavírus (COVID-19), determinada pela Portaria da Reitoria nº 394/2020.

Quanto tempo dura o estágio?

A duração inicial do estágio será de 6 (seis) meses, com possibilidade de prorrogação conforme item 8.3.1, do Edital SUGEPE nº 31/2021.

A cada 06 meses de estágio, a(o) estagiária(o) terá direito a 15 dias de recesso (férias).

Como eu faço pra me inscrever?

Primeiro você tem que tomar ciência de todo o conteúdo do Edital para saber se você preenche todos os requisitos exigidos. Lembre-se que a inscrição no processo seletivo implica automaticamente no conhecimento e na aceitação das condições estabelecidas no Edital, das quais você não poderá, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.

A inscrição será feita exclusivamente via internet, no período de 22 de março a 06 de abril de 2021, mediante preenchimento do formulário de inscrição eletrônico:

  • Você deve acessar a página http://sig.ufabc.edu.br/sigrh/public;
  • Selecione a opção “Concursos” no menu lateral esquerdo;
  • Na página que surgir, selecione a opção “Concursos Abertos”;
  • Procure pelo Processo Seletivo referente ao Edital 031/2021, com 4 vagas autorizadas (E1, E2, E3 e E4), e clique no ícone da bolinha verde com uma setinha, para iniciar o preenchimento da inscrição.

No ato da inscrição, durante o preenchimento do formulário eletrônico, você precisará carregar, isto é, fazer upload da seguinte documentação:

  • Declaração de Matrícula recente em curso elegível conforme item 2.1, emitida há no máximo 60 (sessenta) dias do início do período das inscrições, referente ao curso que está realizando no momento;
  • Curriculum vitae ou lattes;
  • Comprovantes dos itens relacionados no currículo para pontuação conforme Anexo II, tais como certificados, declarações, contratos, portfólios entre outros; e
  • Declaração de recebimento dos auxílios estudantis, PROUNI ou FIES, se for o caso.

Os documentos deverão estar legíveis e identificados, em formato comum de imagem (jpeg ou png) ou de documento de texto (doc, odt ou pdf), agrupados todos em uma única pasta compactada no formato ZIP, de até 200MB.

Você receberá uma confirmação automática do recebimento da inscrição no endereço eletrônico (e-mail) que você informou no formulário.

A UFABC não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

A UFABC, também, não se compromete a resolver eventuais problemas de coincidência de datas e/ou horários de provas para inscrições em mais de uma oportunidade de estágio.

Depois que enviar meu formulário de inscrição, eu posso corrigir ou alterar as informações? Como faço para acompanhar minha inscrição?

Durante o período de inscrições você pode corrigir ou alterar informações ou documentos enviados, mediante acesso à Área do Candidato:

  • Você deve acessar a página http://sig.ufabc.edu.br/sigrh/public;
  • Selecione a opção “Concursos” no menu lateral esquerdo;
  • Na página que surgir, selecione a opção “Concursos Abertos”;
  • Procure pelo Processo Seletivo referente ao Edital 031/2021, com 4 vagas autorizadas (E1, E2, E3 e E4), e clique no ícone que contém o desenho de duas pessoas e uma setinha verde.
  • Selecione a vaga que você deseja acompanhar ou alterar os dados, e informe o número de inscrição e a senha que foram gerados no momento da inscrição.

Esse processo seletivo tem reserva de vagas para pessoas pretas ou pardas e para pessoas com deficiência?

Tem sim! 30% (trinta por cento) das vagas são reservadas para estudantes negros e 10% (dez por cento) das vagas para estudantes com deficiência.

A reserva de vagas foi definida em sorteio público, realizado no dia 19 de março de 2021, às 11h, com registro de vídeo e transmissão ao vivo.

Na ocasião, as vagas reservadas para estudantes negros e para estudantes com deficiência ficaram distribuídas da seguinte forma:

  • Oportunidade E2 - Núcleo de Acessibilidade/ProAP: Total de 1 (uma) vaga disponível – Reservada para estudantes com deficiência;
  • Oportunidade E3 - Seção Administrativa/ProAP: Total de 1 (uma) vaga disponível – Reservada para estudantes negros;

As vagas reservadas para pessoas negras ou com deficiência serão revertidas à ampla concorrência, observada a ordem classificatória, se:

  • Não houver inscrição de estudante preto ou pardo e/ou com deficiência;
  • Não houver estudante preto ou pardo e/ou com deficiência classificado; ou
  • Nenhum dos estudantes pretos ou pardos e/ou com deficiência preencherem os requisitos para realização do estágio.

Eu não sou estudante negro ou com deficiência, posso me inscrever para as vagas reservadas para pessoas nestas condições?

As vagas são preferenciais para candidatos negros ou com deficiência, isso significa que outras pessoas podem se inscrever para concorrer a estas vagas, mas somente poderão ser selecionadas caso não haja candidatos negros ou com deficiência inscritos e dentro dos critérios de classificação.

Como que vai funcionar o processo de heteroidentificação complementar a autodeclaração para estudantes inscritos em vaga reservada para pessoas pretas ou pardas?

Os estudantes que, no ato da inscrição, declararem-se pretos ou pardos para fins de concorrência às vagas reservadas, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, se aprovados no Processo Seletivo Simplificado, serão submetidos a procedimento de heteroidentificação complementar a autodeclaração.

Para saber como vai funcionar esse procedimento, dá uma olhadinha nos subitens 4.2 a 4.7 do Edital SUGEPE nº 31/2021.

Como que devo comprovar minha condição de pessoa com deficiência, caso eu me inscreva na vaga reservada para pessoas nestas condições?

Para concorrer às vagas reservadas para estudantes com deficiência, a(o) estudante deverá informar a opção em campo específico no formulário eletrônico de inscrição, indicando o tipo de sua deficiência e anexando um comprovante médico que corresponda à sua atual condição.

Para saber como vai funcionar esse procedimento, dá uma olhadinha nos subitens 4.9 a 4.14 do Edital SUGEPE nº 31/2021.

Como vai funcionar o processo seletivo?

Serão duas etapas de seleção:

  • Etapa I - Análise curricular de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Etapa II - Entrevista de caráter classificatório.

O fluxo do processo seletivo está descrito no item 5 do Edital SUGEPE nº 31/2021. Dá uma olhadinha lá pra entender como cada etapa vai funcionar.

Por onde devo acompanhar a publicação dos resultados e demais etapas deste processo seletivo?

Os resultados e etapas deste processo seletivo poderão ser acompanhados na página da UFABC, por meio do link: https://www.ufabc.edu.br/concursos/estagios/inscricoes-abertas?view=article&id=11784&catid=276.

Também não esqueça de ficar atento aos seus e-mails, e verifique também, regularmente, a caixa de spam (às vezes os nossos e-mails podem ir parar lá). Você também pode, e deve, adicionar o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. na lista de remetentes confiáveis, para evitar que as mensagens da equipe responsável pelo processo sejam interpretadas como spam pelo serviço de e-mail.

Fique atenta(o) a todos os prazos para não perder a oportunidade, hein.

 

Ficou interessada(o)? Quer se inscrever?

 

Acesse: http://sig.ufabc.edu.br/sigrh/public

1)     Selecione a opção “Concursos” no menu lateral esquerdo;

2)     Na página que surgir, selecione a opção “Concursos Abertos”;

3)     Procure pelo Processo Seletivo referente ao Edital 031/2021, com 4 vagas autorizadas (E1, E2, E3 e E4), e clique no ícone da bolinha verde com uma setinha, para iniciar o preenchimento da inscrição.

 

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da mensagem vê-se um retângulo branco, cuja base consiste em um formato triangular para baixo, dentro dele vemos a logomarca da UFABC, no canto superior esquerdo, constituída por um círculo verde com dois traços amarelos na base inferior esquerda, centralizados sobre dois círculos verdes, dos quais o que se encontra à direita possui uma pequena abertura no canto superior direito, abaixo está escrito UFABC na cor verde. No canto superior direito vemos um retângulo cuja ponta do seu canto inferior esquerdo possui uma inclinação reta. Dentro dele vemos a logomarca da ProAP, que consiste no nome da ProAP, nos dizeres “Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas” e “Universidade Federal do ABC”, acompanhados de um traço amarelos que surge por trás dos dizeres, terminando em um círculo de cor amarela, que contém em seu interior uma ciranda de pessoas representadas por traços em círculos na cor verde. Sob um fundo em tons de amarelo e laranja, vemos, à esquerda, os desenhos de um cracha, uma maleta de trabalho, um chapéu de formatura, e vemos as mãos de uma pessoa que trabalha em um computador, com teclado, monitor, um computador portátil (notebook), um bloco de notas, papeis, canetas e uma caneca de café. À direita lemos, ao centro, nas cores vermelho e laranja: "Venha fazer parte da equipe da ProAP" e "Processo Seletivo para Estágio Remunerado".

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página