Página inicial > Notícias > Psicanálise e Saúde Mental na Universidade: políticas de vida, escuta e sobrevivência psíquica em tempos sombrios

Publicado: Quinta, 03 Agosto 2023 14:09

"Psicanálise e saúde mental na Universidade: políticas de vida, escuta e sobrevivência psíquica em tempos sombrios".

Atenção:

A organização do evento informa que as inscrições foram encerradas pois o total de interessados excedeu a quantidade de vagas disponíveis.

Devido à grande procura, a organização tentará atender aos interessados que completaram a inscrição, criando novas vagas nesta edição.

Para os interessados que não conseguiram realizar a inscrição a organização do evento informa que as aulas serão gravadas e disponibilizadas ao público, e que já está nos planos uma nova oportunidade de formação em 2024.

As pessoas inscritas receberão instruções sobre o acompanhamento do curso.

O curso visa apresentar e discutir as articulações da pesquisa multicêntrica de mesmo nome, construída por um grupo de trabalho interdisciplinar composto por docentes-pesquisadores de Instituições de Pesquisa e Ensino Superior do Brasil, da Argentina e França. Todos interessados em debater e trocar experiências sobre o tema da saúde mental na Universidade.

Com a construção do evento, buscamos entender melhor as expressões de sofrimento psíquico e mal-estar da comunidade acadêmica, especialmente de discentes, dadas as estatísticas de evasão e sofrimento psíquico deste segmento. A melhor compreensão das condições de produção do mal-estar atual no laço educativo pode nos auxiliar a formular ações inovadoras dirigidas à saúde mental deste grupo, visando a construção de uma política de saúde mental para a universidade.

Inscrições de 03 de agosto a 13 de setembro, pelo formulário https://forms.gle/AiPqkVTua9sb6Tfr9

Número de vagas: 20

psicologo diva

psicanalise 2023 logos a

Docentes responsáveis:
Rose Gurski – UFRGA e USP
Miriam Debrieux Rosa – USP
Luciana Gageiro Coutinho – UFF

Docentes participantes:
Anna Carolina Lo Bianco – UFRJ
Andrea Guerra – UFMG
Barbara Dias – UFPA
Cláudia Andrade – UNIRIO
Kelly Brandão - UNICAMP
Silvio Carneiro – UFABC
Ilaria Pirone – Universidade de Paris
Perla Zelmanovich – Universidade de Buenos Aires

Programa do Evento

15/09/2023
(Instituto de Psicologia da USP + sala online)

22/09/2023

29/09/2023

06/10/2023

(online)

Temas   Um olhar para história da universidade no Brasil: colonialismos e resistências O mal-estar na universidade brasileira: expressões da dimensão sociopolítica do sofrimento na vida acadêmica. Dispositivos clínico-políticos na universidade e efeitos no laço social.
9h Mesa de abertura
9h30 Psicanálise, saúde mental e a dimensão sociopolítica do mal-estar na Universidade. O lugar da Universidade brasileira em uma perspectiva histórica, social e crítica. Mal-estar na Universidade e laço social: efeitos da demonização da universidade pública, da ciência e da pesquisa como expressões do mal-estar na Universidade. Estratégias de intervenções coletivas e individuais no campo da saúde mental na Universidade: a escuta de discentes e docentes.
11h Apresentação de dados sobre saúde mental nas Universidades brasileiras. A chegada das políticas de ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras. A dimensão sociopolítica do sofrimento psíquico na vida acadêmica: produtivismo, neoliberalismo e extremismos.
14h Universidade pública e diversidade social e racial.
15h Coffee-Break.
16h Traçando caminhos para sobrevivência psíquica na Universidade em tempos sombrios.