Tênis de mesa na UFABC: Atletas olímpica e paralímpica inauguram novas mesas da Universidade
Material doado pela confederação da modalidade amplia prática do tênis de mesa nos campi. Ação integra parceria da UFABC com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
A comunidade da UFABC ganhou novas opções para a prática do tênis de mesa com o material entregue pela confederação da modalidade durante cerimônia realizada no Campus Santo André, na última segunda-feira (3).
As três mesas doadas pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), fruto de parceria entre a Universidade e a entidade, ficarão à disposição da comunidade e futuramente serão alocadas no Bloco E, que abrigará as principais instalações esportivas da Universidade. O material recebido se soma à mesa da Atlética da Universidade (AXIS), até então a única disponível para a prática do esporte na UFABC.
As atletas Caroline Kumahara, que esteve na última Olimpíada, no Rio de Janeiro, e Bruna Alexandre, natural de São Bernardo do Campo e medalhista paralímpica, participaram da entrega das mesas. Depois dos discursos dos representantes das partes envolvidas na parceria, Caroline e Bruna exibiram toda a técnica que as tornou atletas internacionais nas novas mesas. Além de jogarem entre elas, em uma breve exibição, as atletas convidaram a plateia para confrontá-las.
Muitos membros da comunidade, a maioria alunos, toparam o desafio e foram à mesa jogar e tentar deter o saque das atletas. Entusiasta do esporte e ex-jogador, o professor Javier Acuña enfrentou Bruna e Caroline em uma das mesas.
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP) intermediou a doação das mesas para a universidade por meio da sua Seção de Esportes e Lazer. A ideia é incentivar e ampliar a prática da modalidade nos campi. Atualmente, cerca de 40 alunos praticam o esporte regularmente na UFABC.
“Além da parceria, o evento simboliza os esforços da UFABC e da ProAP para estimular a prática esportiva entre nós, da comunidade acadêmica, além de nos possibilitar assistir à exibição de atletas renomadas como a Caroline Kumahara e a Bruna Alexandre”, afirmou o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, Fernando Costa Mattos.