Página inicial > Notícias > UFABC mais Acessível - Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

UFABC mais Acessível - Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

Publicado: Terça, 05 Abril 2022 00:23

banner auxilios informes de rendimento 2

O autismo não limita pessoas, mas o preconceito, sim!

Em 2007, a Organização das Nações Unidas instituiu o 02 de abril como dia Mundial da Conscientização sobre o autismo. Nesse dia, em especial, todos os povos e nações tem a missão de divulgar informações acessíveis para que a sociedade possa combater toda e qualquer forma de discriminação contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A UFABC se junta a esse dia de reflexão e ações na esperança de que você, que nos lê, possa parar um pouco o que está fazendo  para revisitar os possíveis  conceitos e preconceitos sobre as pessoas com deficiência.

Hoje falaremos especialmente das pessoas com autismo.

O TEA é uma alteração comportamental que afeta o desenvolvimento da comunicação, do comportamento e da socialização. As pessoas com TEA têm uma forma muito particular de conhecer e vivenciar os estímulos que o mundo oferece. Dessa forma, ter acesso a informação com qualidade nos ajuda a combater todo e qualquer tipo de preconceito.

A construção de uma universidade inclusiva requer um esforço coletivo. É um processo que avança e se reinventa a todo momento, pois estamos falando da promoção de um espaço de respeito e muito acolhedor, de escuta e de promoção de ações simples que objetivem a melhor adaptação da pessoa com TEA. Quando bem adaptadas, essas ações potencializam a aprendizagem do(a) estudante, proporcionando um ambiente mais saudável e seguro

O vídeo a seguir aborda de forma lúdica e sucinta o autismo. Assista, compartilhe e ajude a UFABC a ser cada vez mais inclusiva.

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da mensagem vê-se, no canto superior esquerdo, um retângulo branco, cuja base consiste em um formato triangular para baixo, dentro dele vemos a logomarca da UFABC. Sob um fundo em tons de azul, vemos da esquerda para a direita, uma fita também na cor azul, com um pedaço coberto por várias peças de quebra-cabeças nas cores azul claro, azul escuro, vermelho e amarelo, representando o símbolo do autismo. Vemos, ainda, um título na cor preta que diz "02 de abril - Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo", e abaixo dele, outro título na cor azul, no qual se lê "O autismo não limita as pessoas, mas o preconceito, sim!". No canto superior direito vemos um retângulo cuja ponta do seu canto inferior esquerdo possui uma inclinação reta. Dentro dele vemos a logomarca da ProAP.