Página inicial > Psicossocial > A Equipe Psicossocial

Quem Somos

A Psicossocial da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP) é uma equipe multiprofissional formada atualmente por duas psicólogas, um psicólogo, duas assistentes sociais e uma assistente em administração.
No âmbito das Políticas Afirmativas, a equipe Psicossocial tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento de um ambiente universitário inclusivo e diverso. Utiliza-se de estratégias e ações que contribuam para a promoção do sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica e para melhorar as condições de permanência durante a trajetória universitária.
Ainda, busca contribuir para a promoção da saúde mental da comunidade da UFABC, considerando em suas ações as dimensões individual, coletiva, institucional e social da saúde.
A equipe Psicossocial oferece para toda comunidade acadêmica acolhimento psicossocial individual e atividades coletivas, tais como grupos de escuta, rodas de conversa, encontros temáticos e oficinas criativas. Entre as ações realizadas pela equipe Psicossocial estão:

• Acolhimento psicossocial pontual para toda comunidade acadêmica, como espaço de escuta e apoio psicossocial em situações de sofrimento relacionado a questões pessoais, sociais, acadêmicas, familiares, entre outras; auxiliando no processo de reflexão e oferecendo orientações e encaminhamentos à rede interna e externa à UFABC.
  • Grupo de Escuta para estudantes da UFABC, realizado quinzenalmente às quintas-feiras durante o quadrimestre letivo.
  • Outras atividades coletivas: rodas de conversa, encontros temáticos e oficinas criativas.
  • Interlocução e articulação com outros setores da Universidade, servidores(as), coletivos e entidades estudantis e sindicais, entre outros(as), com o objetivo de apoiar e contribuir para o envolvimento de toda a comunidade na discussão e desenvolvimento de um ambiente universitário acolhedor, respeitoso, diverso e inclusivo.
  • Interlocução e articulação com profissionais da rede pública de saúde, assistência social, direitos humanos, educação, entre outras, no intuito de possibilitar o acesso da comunidade da UFABC a estes serviços e fortalecer o diálogo e apoio entre profissionais da UFABC e de outras instituições públicas.
Registrado em: Psicossocial