Página inicial > Psicossocial > A Seção Psicossocial

Quem Somos

A Seção Psicossocial da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP) é uma equipe multiprofissional formada atualmente por duas psicólogas, duas assistentes sociais (uma destas, atualmente em licença até 30/09/2021) e uma assistente em administração.
No âmbito das Políticas Afirmativas, a Seção Psicossocial tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento de um ambiente universitário inclusivo e diverso. Utiliza-se de estratégias e ações que contribuam para a promoção do sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica e para melhorar as condições de permanência durante a trajetória universitária.
Ainda, busca contribuir para a promoção da saúde mental da comunidade da UFABC, considerando em suas ações as dimensões individual, coletiva, institucional e social da saúde.
A equipe da Seção Psicossocial oferece para toda comunidade acadêmica acolhimento psicossocial individual e atividades coletivas, tais como grupos de escuta, rodas de conversa, encontros temáticos e oficinas criativas. Entre as ações realizadas pela Seção Psicossocial estão:

• Acolhimento Psicossocial Individual para toda comunidade acadêmica.
  • Grupo de Escuta On-line para estudantes da UFABC, realizado quinzenalmente às quintas-feiras às 16h (iniciado com a suspensão das atividades presenciais na Universidade).
    Outras atividades coletivas: rodas de conversa, encontros temáticos e oficinas criativas.
  • Interlocução e articulação com outros setores da Universidade, servidores(as), coletivos e entidades estudantis e sindicais, entre outros(as), com o objetivo de apoiar e contribuir para o envolvimento de toda a comunidade na discussão e desenvolvimento de um ambiente universitário acolhedor, respeitoso, diverso e inclusivo.
  • Interlocução e articulação com profissionais da rede pública de saúde, assistência social, direitos humanos, educação, entre outras, no intuito de possibilitar o acesso da comunidade da UFABC a estes serviços e fortalecer o diálogo e apoio entre profissionais da UFABC e de outras instituições públicas.

Com a suspensão das atividades presenciais na UFABC, as atividades da Seção Psicossocial têm acontecido de forma remota, especialmente por videoconferências por meio da plataforma Google Meet.
A equipe, quando em trabalho presencial, atua em ambos os campi (Santo André e São Bernardo do Campo).

Registrado em: Psicossocial