Página inicial > Acessibilidade > Editais > Acessibilidade > Edital ProAP Nº 3/2023 - Auxílio Monitoria Inclusiva

Edital ProAP Nº 3/2023 - Auxílio Monitoria Inclusiva

Status do edital: Em andamento

Auxilio Monitoria Inclusiva

Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas torna público o Edital ProAP nº 3/2023 - Auxílio Monitoria Inclusiva.

Você já conhece o Programa de Monitoria Inclusiva?  Sabe como funciona?

Quantas vagas tem o edital?*
Serão disponibilizadas 20 vagas, sendo:
- 7 vagas reservadas para pessoas Pretas, Pardas e Indígenas (PPI);
- 2 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD);
- 1 vagas para pessoas Trans (Transexuais, Transgêneras e Travestis);
- 10 vagas para ampla concorrência.
* Retificado.

Obs.: Caso não preenchidas, as vagas reservadas serão convertidas para ampla concorrência.

Qual o valor da bolsa?
Os auxílios terão valor mensal de R$ 700,00 (setecentos reais).

Quais os pré-requisitos?
- Renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos;
- Ser estudante de graduação;
- Estar regularmente matriculado em pelo menos uma disciplina.

O que faz monitoria inclusiva?
- dedicar dez horas semanais às atividades da Monitoria, mesmo nos períodos de recesso acadêmico;
- participar das ações propostas pelo Núcleo de Acessibilidade da ProAP;
- Acompanhar as aulas presenciais ou remotas, de acordo com o calendário acadêmico;
- Auxiliar na organização da agenda de atividades de estudo e avaliativas dos estudantes assistidos;
- Atuar como ledor e transcritor nas atividades avaliativas;
- Acompanhar os estudantes assistidos em atividades avaliativas em ambientes reservados;
- Participar de reuniões e outras atividades formativas;
- Auxiliar em atividades referentes à adaptação de materiais;
- Desenvolver atividades correlatas que poderão ser designadas às pessoas;
- Monitoras Inclusivas, desde que tenham ligação direta com questões que envolvam acessibilidade ou necessidades educacionais específicas.

Quanto tempo dura o programa?

A vigência do auxílio é de 1 ano.

Posso receber o Auxílio Monitoria Inclusiva e continuar recebendo outros auxílios/bolsas que eu recebo?

Sim! O Auxílio Monitoria Inclusiva pode ser acumulado com os outros auxílios e bolsas que você já recebe sem nenhum problema.

Se você tiver dúvidas e/ou dificuldades para visualizar as questões ou para preencher este formulário de inscrição, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informações desse processo seletivo

• Estudantes que precisarem de análise de renda receberão mensagem no e-mail cadastrado na inscrição com as instruções.
  • As entrevistas se iniciam dia 12/07, e ocorrerão no período das 14h às 22h de modo remoto. As pessoas com inscrição deferida receberão mensagem com instruções no e-mail cadastrado na inscrição.
  • Estudantes que precisarem passar por banca receberão maiores informações pelo e-mail cadastrado na inscrição.
  • Na segunda etapa de seleção foram avaliadas e utilizadas como critério de classificação: capacidade de escuta; empatia; comunicação; disponibilidade de tempo; organização; assiduidade; responsabilidade.
  • Os critérios para análise de renda e comprovação de critério para cotas serão os mesmos utilizados no edital de ingresso da graduação na UFABC.
    Consultar: https://prograd.ufabc.edu.br/sisu

• O período de recurso se dará das 15:00 do dia 04/08 às 15:00 do dia 08/08, e será analisado por banca a ser definida pelo Gabinete da ProAP.

Documentos desse edital

Etapas desse edital:

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da notícia vê-se um retângulo branco, cuja base consiste em um formato triangular para baixo, dentro dele vemos a logomarca da UFABC, no canto superior esquerdo, constituída por um círculo verde com dois traços amarelos na base inferior esquerda, centralizados sobre dois círculos verdes, dos quais o que se encontra à direita possui uma pequena abertura no canto superior direito, abaixo está escrito UFABC na cor verde. No canto superior direito vemos um retângulo cuja ponta do seu canto inferior esquerdo possui uma inclinação reta. Dentro dele vemos a logomarca da ProAP, que consiste no nome da ProAP, nos dizeres “Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas” e “Universidade Federal do ABC”, acompanhados de um traço amarelos que surge por trás dos dizeres, terminando em um círculo de cor amarela, que contém em seu interior uma ciranda de pessoas representadas por traços em círculos na cor verde. Da esquerda para a direita vemos três retângulos; o primeiro deles é o maior, na cor azul, lê-se, de cima baixo, "PROGRAMAS DE APOIO AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO" e "AUXILIO MONITORIA INCLUSIVA", nas cores azul claro, preto e branco, respectivamente; à direita vemos os outros dois retângulos, um sobre o outro, sendo que o de cima, na cor lilás, contém um desenho representando uma moça e um rapaz cadeirantes, que estudam juntos, sobre livros, nas cores marrom e tons de azul, enquanto o de baixo, na cor cinza, contém o desenho de uma lousa verde, junto à alguns lápis de cor, em diversas cores, um capelo (chapéu de formatura), um globo terrestre sobre três livros.

Registrado em: Acessibilidade